Eleições 2014

Image and video hosting by TinyPic

Urbano, o herói manguense, em ação

sábado, 24 de março de 2012

SOUDAQUIMANGA: imposição; oposição; posição



O mundo, de fato, já não é mais o mesmo desde que Tim Barners Lee inventou a rede mundial de computadores no finalzinho da década de 1980. Quando se trata de comunicação, um novo fenômeno vem se consolidando. Trata-se do crescimento exponencial das chamas redes sociais, o que inclui blogs e site locais. Estes têm ocupado um lugar privilegiado no universo das comunicações de massa, sobretudo em cidades pequenas como é o caso de Manga.


No recente episódio da proposta da Prefeitura Municipal de Manga em vender lotes no bairro Arvoredo como meio para a regularização fundiária naquela área da cidade (veja detalhes em: http://soudaquimanga.blogspot.com.br/2012/03/bairro-arvoredo-regularizacao-fundiaria.html?utm_source=BP_recent), evidenciou-se o papel que a internet e outros meios de comunicação local, como rádio e serviço de som volante, têm nas discussões dos problemas locais.

Independente de como tem transcorrido o debate, mais uma vez, entre tantas outras, houve a tentativa por parte de um bancário blogueiro em deturpar com desqualificação leviana o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo SOUDAQUIMANGA. Desta feita o objetivo foi rotular o SOUDAQUIMANGA como um site de oposição. “O assunto foi abordado por um site de oposição à administração nesta quinta-feira, em que constava apenas a posição do vereador Pinheiro.” (veja matéria na íntegra em: http://norticias.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=793:a-bandeira-que-faltava-&catid=42:noticias&Itemid=71).

Então, vejamos:

Para que haja oposição, necessariamente é preciso haver situação. Isto, tratando-se do jogo político-partidário. Neste caso, como já foi explicitado inúmeras vezes, o SOUDAQUIMANGA, por meio de seu administrador, não tem, em absoluto, filiação partidária alguma. Sua posição política se fundamenta no entendimento de que é possível construir uma sociedade que realmente promova o bem-estar social de todos os seus membros, indistintivamente. Para que isso ocorra, o exercício da democracia e da cidadania são fundamentais. Ter liberdade para se expressar, avaliar, escolher, rejeitar etc. são condições básicas para a existência de sociedades democráticas. Usufruir dos benefícios produzidos pela própria sociedade significa, essencialmente, viver a cidadania.

Diante disso, a tentativa de rotular o SOUDAQUIMANGA como site de oposição só teria um propósito: fazer do engodo motivo para justificar interesses medíocres; situação recorrente, como todos muito bem conhece.

Quanto à necessidade de ouvir as diferentes partes, condição básica quando se tem posições divergentes, vale ressaltar que o SOUDAQUIMANGA tem como propósito promover aquilo que for de interesse de Manga e dos manguenses, no sentido de contribuirmos para a construção de uma sociedade melhor. Neste sentido, o SOUDAQUIMANGA está aberto a toda sociedade, como, de fato, tem ocorrido nestes apenas 7 meses em que estamos no ar. São centenas de colaboradores que frequentemente participam das páginas do SOUDAQUIMANGA consolidando uma audiência sempre crescente.

Por estar aberto à sociedade, o SOUDAQUIMANGA disponibiliza e-mail (soudaquimanga@gmai.com); telefone: (38) 9181-0710; Facebook (http://www.facebook.com/soudaquimanga); Orkut (http://www.orkut.com.br/soudaquimanga); twitter (https://twitter.com/#!/soudaquimanga) Youtube (http://www.youtube.com/user/tvsoudaquimanga) e os contatos pessoais.

Neste intervalo de tempo, o SOUDAQUIMANGA jamais recebeu da Assessoria de Imprensa ou outro órgão da Prefeitura Municipal de Manga (exceto por uma vez da Secretaria Municipal de Educação) qualquer release ou outra informação de interesse na sociedade. No caso específico, nem mesmo cópia do Projeto de Lei no 004/2012 (que trata da regularização fundiária do loteamento Arvoredo), foi disponibilizado.

Entre a vã tentativa de “imposição” - típica dos que não tem consistência no dizer, um descocado lugar na “oposição” e a firmeza da “posição”, o SOUDAQUIMANGA mantém a posição de ser um veículo aberto à sociedade no sentido de promover aquilo que seja do interesse de Manga e dos manguenses.  

Clique na imagem e dê a sua opinião

Dê a sua opinião:

Qual a sua opinião sobre a interferência política na autonomia dos meios de comunicação?
Concordo que os políticos interfiram na publicação de conteúdos
Sou totalmente contra qualquer tipo de censura
Todo político tem que autorizar aquilo que é publicado a seu respeito
Não tenho opinião a respeito
Outra